quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Intercâmbios na graduação parte 1


Quando ingressamos na universidade é tudo tão novo. São tantas opções, tantas possibilidades, tantas coisas a se fazer. A graduação, principalmente em universidades públicas, oferece um leque de oportunidades para o corpo discente (vulgo nós, alunos) e você ter conhecimento destas oportunidades já desde o começo é algo muito importante.Você já se organiza e corre atrás do que for preciso para conquistar aquilo que você tanto deseja (no meu caso, um sonho). Vocês vão entender.


Dentre todas estas oportunidades, destacam-se os intercâmbios. Hoje em dia há um investimento gradativo em bolsas de estudos para o exterior. O tipo de intercâmbio mais sistematizado e que oferece o maior campo de opções para estudar fora é o nosso famoso Ciência sem Fronteiras. São bolsas para aproximadamente 30 países, mas esse número varia de acordo com a chamada, dependendo de novos acordos que a Dilmãe fecha. O critério de seleção é bem simples: primeiro você é selecionado pela sua universidade, aí os critérios variam de instituição para instituição. Na UNICAMP você basicamente não pode ter mais do que 12 créditos de dp e ter CRP acima de -0,15 (bem por cima, seu coeficiente de rendimento deve ser acima do coeficiente médio da sua turma, mas vai de caso a caso. O coordenador do seu curso que julgará se você deve ou não ser deferido). Passado esta etapa, a sua uni te manda para o sistema do governo, que analisará sua nota no enem (serve como corte, dependendo da concorrência da sua chamada/país!) e a proficiência, com aqueles testes internacionalmente conhecidos, tipo TOEFL, DELF/DALF, IELTS e por aí vai. Não vou me alongar muito neste tipo de intercâmbio, mas no geral é bem tranquilo pra conseguir!



Há também aqueles intercâmbios em que a universidade estrangeira faz um contato direto com a uni e oferece vagas de estudos. Estas vagas geralmente são de curta duração, no máximo um semestre. O problema desse tipo de sistema é que eles oferecem apenas a vaga na universidade, ou seja, você fica isento de qualquer taxa da universidade, porém não é oferecido nenhum tipo de ajuda financeira. Você tem que correr atrás de algum tipo de bolsa de estudos, ou se bancar. Na UNICAMP você encontra estas oportunidades no site da VRERI.



No próximo post falarei exclusivamente sobre o Duplo Diploma, já que tem bastante assunto pra tratar e o texto ficaria grande demais. Aguardem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário