quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Seleção das Écoles Centrales: minha entrevista

Para você que pensa que conseguir essa oportunidade de dupla diplomação foi algo fácil e tranquilo, já vou logo dizendo que vocês está muito enganado! Bem pelo contrário; foi difícil e estressante.


Descobri sobre o programa ainda no ensino médio, quando uma veterana minha que já estava fazendo engenharia elétrica na UNICAMP foi aceita para a École Centrale de Nantes 2012-2014. Desde então venho acompanhando seu percurso, tirando dúvidas e pedindo ajuda. No meio do caminho também conheci um menino que estava em Marseille, inclusive quero agradecer muito os dois! Patrícia Nallin e João Nietto, muito obrigado! Com certeza teria sido muito mais difícil sem a ajuda de vocês dois!



Logo, já entrei na UNICAMP com esse objetivo bem consolidado: conseguir um intercâmbio, de preferência infinita, o duplo diploma na França. Como eu havia comentado no post anterior, a seleção é feita a partir de duas etapas: uma pré-seleção da UNICAMP e a entrevista. O edital é liberado geralmente entre setembro e outubro, e nele consta alguns documentos que devem ser enviados até certa data no portal da universidade, dentre eles estão:

  • Formulário de inscrição
  • Carta de motivação, em francês ou inglês 
  • Curriculum Vitae, em francês ou inglês
  • Certificado ou Declaração de Língua Inglesa ou Francesa;
  • Cópia do Passaporte.
Estes documento não servirão como parâmetros pra seleção para a entrevista, mas caso você não anexe algum deles no portal você será eliminado do processo, então cuidado! A pré-seleção da UNICAMP é baseada em excelência acadêmica. Como já dito, alunos de todas as engenharias podem se eleger ao programa, e, segundo o professor responsável pelo intercâmbio, eles selecionam no máximo 24 pessoas pra irem para a entrevista. No meu edital se inscreveram 35 pessoas, se eu não me engano. Logo, foram selecionados 24 e ficaram 2 como suplentes, caso algum dos 24 desistissem no meio do caminho. No final das contas os franceses aceitaram todos os 26 para a entrevista.

O formulário de inscrição é um documento em que basicamente o coordenador do seu curso vai assinar dizendo que você pode concorrer ao intercâmbio. A carta de motivação é um texto de uma página em que você fala por que deve ser escolhido para o programa, tipo um personal statement. O currículo é isso mesmo, você vai colocar seu percurso até o momento. Atividades extra-curriculares, voluntariado, estágios, tudo isso é muito bem visto pelos franceses! O certificado é só pra UNICAMP saber que está mandando alunos que irão conseguir se comunicar na entrevista, ou em inglês ou em francês, então já basta aquele certificado das escolas de línguas mesmo. E a cópia do passaporte, o que é de extrema importância! Não deixem para tirar o passaporte na última hora, você pode sim ser eliminado do processo caso não tenha o passaporte, inclusive é documento obrigatório pra concorrer pra bolsa em seguida.

Quando o resultado dos selecionados para a entrevista saiu, nossa, fiquei muito feliz! Liguei pra minha mãe avisando, ela gritou, comemorou e me deu os parabéns. Depois que passou a adrenalina do resultado começou a cair minha ficha: uma entrevista... em outra língua... com 5 franceses fodões... Tô ferrado! rs. Aí foi um nervosismo total! Comecei a me preparar para a entrevista desde esse momento, criando possíveis perguntas e treinando com vários amigos.

A princípio eu queria fazer minha entrevista em inglês, porque né, fazia 1,5 anos que eu estava estudando francês contra mais de 6 anos tendo aulas de inglês (apesar de eu estar parado há uns 4 anos). Logo, me preparei totalmente com perguntas/respostas em inglês! É legal você mostrar que sabe algo do francês, então a apresentação pessoal iria ser em francês, mas todo o resto da entrevista, em inglês. Dentre esses treinos com amigos, alguns que falam francês me disseram: "k1, faz tua entrevista em francês, vai valorizar bastante, tu tá falando bem... " Mas quem me conhece sabe como eu sou uma pessoa pouco confiante e insegura, então continuei com inglês na cabeça. Chegou o dia da entrevista. Eu tremendo de nervoso. Para me dar apoio foram 3 pessoas esperar comigo até me chamarem, o João de Marseille, e mais um amigo e uma amiga da minha turma. Pedi pro João escutar o que eu tinha preparado como apresentação pessoal, em francês. Ele escutou e logo em seguida disse: "Faz tua entrevista em francês! " e meu outro amigo também, desde o início me incentivando... 

Bom, eu fui o terceiro a ser chamado. Entrei na sala, me sentei, respirei fundo e esperei a primeira pergunta. Neste momento eu sabia que era tudo ou nada, e o que eu fiz? 

a) Segui tudo como planejado, falei em inglês a entrevista toda;
b) Saí correndo e desisti da entrevista;
c) Resolvi esquecer tudo que tinha treinado e fazer em francês a entrevista;  

Apesar de me aconselharem que a alternativa b) sempre dá certo, não foi essa a qual escolhi! Quem chutou a c) acertou! A entrevista foi tranquila, todos me fizeram perguntas, sendo que a maioria delas eu já esperava. Fiz eles rirem duas vezes durante os 15min, o que me deixou muito confortável. Pedi algumas vezes que repetissem as perguntas, na maioria porque eles falavam muito baixo...  Eu sei que uma hora eles pediram pra eu responder em inglês, para testar (já que no meu CV estava escrito que eu manjava), a partir desse momento deu um nó na minha cabeça! Foi bem engraçado, porque foi chegando no final das perguntas, eu tava misturando as duas línguas e não sabia distingui-las! Pedi desculpas, disse que estava nervoso e eles falaram que não tinha problema, que meu francês era muito bom.

Saí da entrevista rindo. É estranho falar isso, mas acho que foi uma das melhores sensações que tive na vida! Saí feliz, com sentimento de missão cumprida, independente do resultado eu tinha dado meu melhor e agora era só esperar... E como foi difícil esperar esse resultado! Saiu, se não me engano, pouco mais que duas semanas após a entrevista. Um aluno da USP havia postado no facebook que ele havia passado na École Centrale de Nantes. Logo, os franceses haviam envidado o resultado pro Brasil, já! Liguei na UNICAMP, mandei email, e nada (isso era a noite). Resolvi mandar email pro professor responsável daqui, pra ver se ele tinha recebido algo e se podia me encaminhar. Eram umas 23horas quando recebo o seguinte email:
"Ola Kauan


Parabens voce passou….. veja a lista anexa



abraço"



Neste momento eu quase derrubei o celular. Mal consegui abrir o anexo. Enfim, aprovado! École Centrale de Lyon! Eu chorei, minha mãe chorou, minha avó chorou... Recebi ligações, whats não parava, facebook... Foi felicidade plena!



Agora estou em contato com a école. Eles estão me auxiliando para a inscrição em uma das bolsas de estudos, porque além de você ser aprovado na universidade, você também tem que arranjar dinheiro pra sobreviver! Mas esses paranauês todos eu conto nos próximos posts!



Até!




Nenhum comentário:

Postar um comentário