quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Intercâmbios na graduação parte 2: Duplo Diploma

Agora, finalmente, os intercâmbios de Duplo Diploma. Aqui vou citar de modo geral as características do intercâmbio, mas em posts futuros comentarei sobre cada tópico, como entrevista, bolsa de estudos, as universidades etc. Bom, o intercâmbio de Duplo Diploma não é tão recente como o csf, já existe há algum tempo. Apesar de ambas as oportunidades te levarem para estudar em outro país, há grandes diferenças em suas propostas. Na UNICAMP há possibilidade de DD para França e Itália. Só conheço bem os da França, logo sempre que eu me referir à DD serão estes, ok? Enfim, no csf você estuda na universidade estrangeira por 2 semestres letivos, podendo estender mais alguns meses de estágio. O que pode ocorrer quando você voltar para sua uni no Brasil é uma análise das matérias que você cursou fora e, se estas matérias baterem em carga horária e ementa com as obrigatórias da sua grade, você ganha dispensa destas matérias, ou seja, não precisam ser feitas no Brasil! Tem pessoas que não atrasam nada o curso, mas o mais comum é você não conseguir equivalência de quase nada. No final da graduação, você terá apenas o diploma da sua universidade no Brasil. O DD é um programa de 2 anos (4 semestres letivos), com a possibilidade de mais 6 meses de estágio em qualquer lugar da Europa. Quando você volta, também há uma análise das matérias que você cursou fora, com a possibilidade de dispensa. No final da sua graduação, além de você ter o diploma de Engenheiro Químico (no meu caso), você também recebe o diploma de Engenheiro Generalista. Logo, você terá DUAS formações.


Dito a diferença básica entre ambos os programas, vamos destrinchar um pouco mais o programa Duplo Diploma Francês. Há alguns grupos de universidades francesas que mantêm um convênio de dupla diplomação com a UNICAMP, dentre eles estão a École Polytechnique/ParisTechGroupe INSA, Supélec e Écoles Centrales, cada um com sua proposta. Para participar do processo de seleção o aluno deve estar no 4° ou no 6° semestre da graduação (aí depende da universidade).

O grupo pelo qual participei do processo seletivo foi o das Écoles Centrales, que são divididas em 5 grandes universidades:

Logo das Écoles Centrales : Lille, Lyon, Marseille, Nantes e Paris

Como já comentado, estas universidades  têm como objetivo, através do programa de Duplo Diploma, a formação de engenheiros generalistas. Logo, nestes dois anos terei matérias de engenharia básica (muito cálculo, métodos numéricos etc), matérias de gestão e economia. Isso é algo que me anima muito, pois aqui no Brasil é muito difícil encontrarmos uma faculdade de engenharia que te prepara para o setor empresarial com este enfoque mais administrativo. No final da sua formação, você ter um diploma de uma faculdade que forma jovens com potencial de futuros líderes em grandes empresas é um diferencial absurdo (espero né, rs).


Não há uma liberdade muito grande para escolha de matérias dentro do dd. No csf você pode escolher todas as matérias que irá cursar nos 2 semestres na uni, o que não acontece nas Écoles. Não sei muito bem sobre as outras Écoles, mas a de Lyon eu sei que poderei montar minha grade no meu último semestre letivo, apenas. Ah, e durante estes dois anos temos que fazer alguns estágios obrigatórios, muito bacana! A École dá um suporte bem grande pra você conseguir o estágio e tudo mais.



Alunos de todas as engenharias são elegíveis ao programa, estando no 4° semestre de sua graduação, sendo que o processo é composto por duas etapas: A primeira é uma seleção que a própria UNICAMP faz, baseado em excelência do aluno e em seguida, a entrevista. Um representante de cada École estará neste dia te entrevistando. Eles traçam um perfil seu e te mandam (ou não) para uma das 5 universidades. O próximo passo é você correr atrás da bolsa ( vulgo o que estou fazendo no momento).



No próximo post vou explorar mais este último parágrafo, falando exatamente os documentos que precisam para se candidatar e como foi minha entrevista!



Au revoir, mes amis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário