quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Chegada à França

Depois de todas as despedidas no Brasil (que foi muito difícil), enfim cheguei! Faz pouco mais de uma semana que estou em terras francesas, e aconteceram tantas coisas que acabei não conseguindo escrever, mas vou tentar resumir minhas impressões do lugar.

Viagem

Saí de Guarulhos às 15h10min do sábado retrasado, dia 25/07 com destino à Lyon e conexão em Madrid. Fui eu, A Gabi (Centrale de Lille) e Aranha ( Centrale de Lyon) no mesmo vôo (graças à Deus, pois chegamos à conclusão de que se não tivéssemos ido juntos tudo teria sido ainda mais difícil). A empresa aérea era espanhola, o que me dificultou muito entender o que eles falavam, inclusive em inglês! Mas ok. Descobrimos que o aeroporto de Madrid não é nada organizado, pois no bilhete falava um terminal, aí quando chegamos lá o terminal não existia... Mas chegamos à Lyon! Lá um representante da Eiffel buscou eu e o Aranha, nos levou até a Gare de Lyon (onde a gente pega trem). Nesse meio tempo conseguimos descobrir também que nosso francês não nos deixaria na mão. de fome a gente não ia morrer! Pegamos o trem pra Vichy, onde fomos recebidos pela Famille d'accueil


Famille d'accueil, Vichy e o Cavilam

Quando eu cheguei na Europa minha ficha começou a cair. O tempo que eu não veria meus pais e meus amigos ficou bem mais claro, e confesso que bateu uma bad. Mas pra minha sorte, a família que me acolheu nesse período de curso de francês é sensacional! Um casal de 32 anos mais um filho de 4 anos. De verdade, são muito gentis! Existe um contrato, onde eles devem cumprir com alguns deveres (já que estamos pagando, nada menos justo), mas essa família faz muito mais do que está no acordo, o que está fazendo eu me sentir muito bem acolhido. 
A cidade de Vichy é bem pequena, mas muito bonita e agradável! Tem um canal bem no meio, com praia, lugar pra correr, beber etc. Basicamente é o caminho pra casa. Eu vou de bicicleta, salvo os dias que estão chovendo, que eles me levam. A gente geralmente sai a noite pra beber, na praça mesmo, o que acaba se tornando bem agradável!
Beber na rua vira rotina. Vinho barato no sucesso

Cavilam é o nome da escola de línguas aqui em Vichy. As aulas são bem legais e eu sinto que, juntando a experiência da família francesa, meu aprendizado cresce de forma exponencial. A comida de lá não é muito boa, não. Na verdade minha primeira semana foi bem difícil nesse aspecto de adaptação às refeições, mas pelo menos em casa em como muito bem! E o que me surpreende sempre é o quão barato as coisas são aqui. Eu adoro perguntar pra família quanto tal coisa custou, e sempre fico muito surpreso.
Cavilam pós almoço. Calor de 36°C


Primeiras viagens: Clermont Ferrand et Annecy

Como bons intercambistas, obviamente que as viagens não podiam faltar, logo na primeira semana! Durante a semana eu e mais um pessoal que veio comigo da UNICAMP decidimos ir a Clermont Ferrand, uma cidade que fica do lado de Vichy, pra fazer algumas compras e conhecer a cidade um pouco. No final acabamos nos surpreendendo bastante com o lugar! A catedral de lá é enorme e muito bonita, além da cidade ter ruas bem charmosas e cheias de bares e lojas. Eu queria ir na H&M para aproveitar as promoções, mas quando eu cheguei estava fechando... O que não me impediu de entrar mesmo assim! rs. Ok, no expulsaram logo em seguida, mas eu consegui pegar a tempo uma blusa por 3€ e mais uma camisa social por 10€. Depois comemos em um árabe na rua por 5€, com direito a falafel, uma coca e batatas fritas. Tivemos que correr pra estação de trem e por pouco (sim, por muito pouco) não perdemos o trem, e se perdêssemos teríamos que esperar até o outro dia pra pegar outro! Enfim, deu tudo certo.
Aqui estamos na frente da catedral

Decidimos ir a Annecy no final de semana. Uma das decisões mais inteligentes desde que eu cheguei aqui! A cidade é sensacional! Tem um lago muito bacana, que dá pra nadar e tudo mais. Chegamos no sábado, dia o qual teria um festival de música com fogos de artifícios. O problema era que não tinha mais vaga em hotel na cidade. Logo, o que fizemos? Isso. Dormimos na praça! rs. Fomos em 12 pessoas, levamos saco de dormir, nada mal. De domingo pra segunda conseguimos vaga no Ibis Budget, o que pra quem tinha dormido na rua parecia o melhor hotel do mundo! Enfim, passeio incrível! Até alugamos um barco/pedalinho e nos enfiamos no meio do rio, nadamos, tomamos sol, bebemos (claro) e nos divertimos muito. No final, com tudo, gastamos uns 130€ (nada mal).
Eu e o Aranha, parceiros de DD

Brasileiros na invasão à Annecy

Eu mostrando meus talentos

Agora é só torcer pra tudo continuar dando bom. Tô vendo que esse período aqui no velho continente vai ser melhor do que estou esperando!

Até logo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário